GOLISZEWSKI
BIOGRAFIA
Roberto Goliszewski nasceu em Frederico Westphalen, no Rio Grande do Sul. Iniciou seus estudos de piano em 1991, aos 19 anos de idade, quando ingressou no curso de Bacharelado em Música na Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Neste período, entre os anos de 1993 e 1994, recebeu a orientação da professora Vera Portinho Vianna. No ano seguinte, transferiu-se para o Rio de Janeiro, passando a estudar com vários professores daquela cidade e, dois anos mais tarde, em 1996, concluiu o curso de Bacharelado em Música, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, na classe de piano do professor Luis Henrique Senise.
Seguiu os estudos de piano tendo aulas particulares com a professora Dirce Bauer Knijnik, de 2000 a 2003, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, e com a professora Lílian Farinha de Almeida, de 2003 a 2005, em Londrina, no Paraná. Sob esta última orientação, sobrelevam-se suas premiações nos seguintes concursos de piano:
- 2º Lugar - 23º Concurso Latino Americano Rosa Mística, Curitiba-PR (2004)
- 2º Lugar - X Concurso Nacional de Piano Orestes Farinello, Anápolis-GO (2004)
- 2º Lugar - V Concurso Nacional Piano Maestro Rodrigo Tavares, Cubatão-SP (2004)
- 2º Lugar - 22º Concurso de Piano Paulo Giovanini, Araçatuba-SP (2005)
- 2º Lugar - V Concurso de Piano, Francisco Beltrão-PR (2006)
​
No decorrer de sua formação pianística, participou de Master Classes com os seguintes professores: Stela Caldi (Brasil), Edmundo Hora (Brasil), Olga Kiun (Rússia), Elgin Roth (Alemanha), Edward Eikner (EUA), José Alberto Kaplan (Brasil), Eva-Maria Alexandre (Inglaterra), Marco Antonio de Almeida (Alemanha), Fernado Corvisier (Brasil), Rudolf Kehrer (Áustria), Dominique Merlet (França).
Em 2000, desempenhou a função de pianista correpetidor acompanhando as atividades do Coro da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul.
De 2006 a 2007, ministrou oficinas de técnica vocal para o Coro da Universidade Regional Integrada, URI, Campus Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul.De 2014 a 2015, foi colunista do jornal “O Alto Uruguai”, de Frederico Westphalen, no Rio Grande do Sul, transmitindo ao leigo em música erudita, abordagens sobre questões teórico-musicais e estratégias que buscam a compreensão da experiência musical como um todo, principalmente envolvendo o leitor com a experiência direta de ouvir música. Esse trabalho, foi retomado em 2022 e segue até os dias atuais.
​
Em 2009, concluiu o curso de Mestrado em Práticas Interpretativas na Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo como tema de pesquisa, a vida e a obra do compositor brasileiro Henrique Oswald. Nesta mesma instituição, paralelo ao curso de mestrado, concluiu a disciplina de composição, Curso de Contraponto e Fuga.
De 2015 a 2021, por meio de concurso público, ocupou os cargos de professor de Piano e História da Música, na Escola de Artes de Chapecó, em Santa Catarina, escola que é administrada pela Prefeitura Municipal de Chapecó.
Na “Semana da Música”, evento promovido por essa instituição, ministrou cursos de curta duração relacionados a diversos assuntos: Aspectos da Técnica Pianística (2015); Harmonia Experimental (2016); Fundamentos do Cantos Lírico (2016); Técnica Pianística Segundo o Tratado de Antônio de Sá Pereira (2017). Ainda nesse estabelecimento de ensino, no ano de 2017, exerceu a função de Coordenador da área da Música.
Concluiu ainda duas graduações: Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Básica e Profissional (Licenciatura), IFRS, Campus Sertão, no Rio Grande do Sul, iniciado no ano de 2014 e concluído em meados de 2017. E Licenciatura em Música, Centro Universitário, Claretiano, iniciado e concluído em 2020.
Do início de 2022 até o presente momento, cumpre contrato firmado com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, de Frederico Westphalen, no Rio Grande do Sul, exercendo a função de professor de canto junto às escolas de famílias de baixa renda. Nesse ofício, realiza também a função de regente e compositor das canções que são interpretadas pelo Coro Municipal Infanto-juvenil. Canções essas, cuja temática obedece a pressupostos investigativos fornecidos pelos próprios alunos.
Em 2023, apresentou-se em Recital Piano na Universidade Federal de Santa Maria-RS, ministrando masterclass aos alunos dos cursos de Licenciatura e Bacharelado.
Como pianista, apresentou recitais na Sala da Congregação/UFRJ (RJ), Sala Sebastian Benda/UFSM (RS), Foyer Nobre do Theatro São Pedro (RS), Casa de Cultura Mário Quintana (RS), Museu de Arte Moderna (RJ), Escola de Artes de Chapecó (SC), Auditorium Tasso Corrêa/UFRGS (RS), Centro Cultural Justiça Federal (RJ), Simili Música (SC).
Igualmente, tem se dedicado à composição e focalizado seu estudo musicológico em pesquisas referentes à obra do compositor Henrique Oswald.